Thursday, September 28, 2006

Secretariado Executivo Hoje

O bacharel em Secretariado Executivo atua junto às lideranças nas execuções de metas e objetivos da organização, possuidor de autoridade suficiente para resolver problemas e situações confidencias ou não, definidas em parceria com as chefias imediatas, objetivando aliviar a carga de trabalho daqueles que lidam com a área estratégica da organização, que o impede de concentrar-se em questões operacionais e de assessoria gerencial, e ter maior tempo para melhor equacionar o seu processo decisório. Profissional responsável pelo apoio direto e superestrutura organizacional.

Com a redefinição da organização tradicional, a redução de níveis hierárquicos e a eliminação de chefias, algumas empresas se vêem diante da necessidade de criar novas atribuições. Antigos analistas de cargos e salários, recrutamento e seleção, tendem a se torna mais consultores internos do que técnicos.

Com a empresa mais enxuta e baseada no trabalho de equipe, o secretário passa a assumir vários papeis. Desse modo com o desaparecimento dos gerentes médios, o secretário assume parte dos encargos que eram responsabilidade desses como gerenciamento de informações.

Hoje os secretários assumem diversas formas de trabalho:

1. Como analista simbólico ou de grupo de projetos, participa ativamente de projetos específicos no staff de executivo.
2.Quanto ao trabalho individual: ele atua assessorando executivos de seu próprio home Office, dispondo de ferramentais tecnológicos (internet, e-mail, fax e etc) e uma equipe para auxiliá-lo.
Já no trabalho parcial ou sazonal, hoje há possibilidade de se alugar um pequeno escritório com o profissional de secretariado para juntamente com os recursos de escritórios atuarem em seu próprio escritório de conveniência hoje muito procurado por executivos que querem diminuir os custos com escritórios ou que não precisam estar diariamente em um escritório para realizar seus trabalhos.

PAPEL E PERFIL DO SECRETÁRIO EXECUTIVO
A profissão de secretariada Executiva vem sofrendo mudanças profundas e aceleradas. No livro O Trabalho das Nações, Robert Reich, cita o Secretário como uma das mais prósperas profissões e a classifica entre um seleto grupo de trabalhadores por ele denominado “analítico simbólico”.
O Secretário precisou desenvolver um novo perfil que atenda as necessidades das empresas. Os programas de qualidade total, certificações ISO 9000 e ISO 14000, a globalização e o avanço tecnológico ajudaram a compor o novo perfil do secretário.

Conhecer sobre Organizações;
Buscar as razões que determinam sua importância;
Motivos econômicos, políticas e sociais;
Compreender as políticas internas;
Conhecer a sua cultura;
Conhecer a sua lógica de funcionamento;
Conhecer as pessoas que fazem parte da empresa;
Buscar localizar este profissional na organização;
Ser ético quando tratar de informações de forma sigilosa e social.

PERFIL PROFISSIONAL
Espírito de equipe;
Flexibilidade;
Criatividade;
Generalista;
Multiprofissional;
Assume seus erros;
Enxerga oportunidade em situações diversas;
Estabelece padrões elevados de trabalho;
Lidera porque consegue transmitir conhecimentos, emoções e valores a cada desafio.

NOVAS ÁREAS OCUPACIONAIS EMERGENTES
A vida da Secretária moderna ganha nova dimensão possibilitando ganhar tempo na administração de rotinas e abrir novos horizontes para a profissão.
Assessoria gerencial;
Gestão;
Consultorias;
Empreendedorismo;
Turismo e hotelaria;
Terceiro setor;
Secretarias de IES;
Coordenações de curso superior;
Docência;
Escritórios virtuais;
Produção de eventos;
Serviços.

NOVO PROFISSIONAL
Generalista;
Acadêmico;
Operacional.

HABILIDADE E COMPETÊNCIA VALORIZADAS

O secretário deve desenvolver aptidões para acompanhar e responder as exigências do mercado de trabalho. Investimento na formação profissional, conhecimento em tecnologias vigentes e em outras línguas fazem parte de um grupo de habilidades e competência que favorecem o reconhecimento do seu papel nas empresas e na sociedade.
Visão estratégica;
Capacidade de lideranças;
Capacidade de decisão;
Capacidade de decisão;
Capacidade de adaptação;
Foco no resultado;
Capacidade de negociação.

CONHECIMENTOS VALORIZADOS
Base teórica comprovada;
Tecnologia de informação;
Conhecimento de gestão;
Outros idiomas;
Experiência.

Diante disto, o Secretário deve investir em sua formação a fim de atender à demanda do mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo. Fala-se muito nas causas do desemprego, no entanto podemos concluir que a grande dificuldade existente e a falta de especialização. Para aqueles que não se adaptam às mudanças e deixam de desenvolver o perfil exigido pelo mercado, infelizmente o futuro será o desemprego. Mas para aqueles secretários que investem em qualificação e requalificação do trabalho, dando ênfase a um processo contínuo de aprendizagem profissional não existe desemprego.

Fontes: PALESTRA "O Futuro da Profissão de Secretário Executivo" PROFª. MIRÉIA Mª JOAU. Livro, Secretariado:Do Escriba ao gesto um Estudo Sobre o novo Perfil do Profissional de Secretariado. Nilzer de Lourdes Almeida Ribeiro.

5 comments:

Unknown said...

Ola Evania,
gostei deste artigo, estou concluido o curso de secetaria executiva bilingue no proximo semestre. Meu TCC será sobre A Secretaria Executiva e a Globalização. Parabéns pelo artigo e Parabéns pelo nosso dia, que esta proximo. abraços Regina

Anonymous said...

Good post and this enter helped me alot in my college assignement. Say thank you you on your information.

Anonymous said...

Olá...sou formada pela UCPel em Secretariado Executivo. Espero há alguns anos concursos na área,pois são bem raros.
As universidades federais aqui no sul tem feito concursos onde temos que concorrer as poucas vagas com professores de Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhola.
Até onde isso é possível? Saberiam me responder???

Evânia said...

Olá,
Realmente é bastante raro concursos para secretárias executivas. Aqui, no Rio, por exemplo, abriu um concurso para secretárias na UFF somente para 7 vagas. Vejo, que as secretárias, quando eficientes em suas funções, raramente são dispensadas. Os seus chefes fazem o possível para mantê-las. E isso, por vezes, também ocorre nas Universidades Públicas, onde vários profissionais são contratados com verba de projeto. A demanda, então, se torna quase inexistente, não dando a oportunidade para concursos públicos.

Anonymous said...

mzguuah lhx efspb oral sex movies

btbka!

quvqq hmazgw wbp asian teen